Olá. Percebemos que o seu navegador está desatualizado.
É preciso utilizar um navegador atualizado para correta experiência dentro do site. Abaixo sugestões de uso dos principais navegadores:
Google Chrome Mozilla Firefox
Hello. We noticed that your browser is out of date.
You must use an updated browser for the correct experience within the site. Below are suggestions for using the main browsers:
Google Chrome Mozilla Firefox
Hola. Notamos que su navegador está desactualizado.
Debe usar un navegador actualizado para la experiencia correcta dentro del sitio. A continuación hay sugerencias para usar los principales navegadores:
Google Chrome Mozilla Firefox

11 dicas práticas para reduzir a conta de energia em sua empresa

27/09/2022
Consultoria em Energia
Dicas práticas ajudam a aprender como reduzir conta de energia

Reduzir custos com luz é muito importante, pois permite maior equilíbrio nas contas e a otimização de investimentos ligados a outras frentes de uma empresa.

O Brasil apresenta um potencial gigantesco para crescer e alavancar seu desenvolvimento, principalmente quando o assunto é a industrialização. Existe terreno fértil para a abertura de empresas, algo que tem acontecido com frequência recentemente. 

Alguns detalhes burocráticos costumam causar problemas ao abrir um negócio, mesmo assim o número de empresas é alto. Um levantamento do Mapa das Empresas, feito pelo governo federal, mostra isso – são mais de 19,3 milhões de empresas ativas hoje.

Curiosamente, 99% delas correspondem a micro e pequenas empresas, responsáveis por gerar 62% dos empregos. Fato é que existem sérios desafios para negócios do tipo e um deles é encontrar uma maneira de equilibrar custos e investimentos.

A conta de luz desperta arrepios em qualquer empreendedor. Segundo a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), a energia elétrica corresponde a 40% dos custos com produção. Encontrar alternativas para diminuir o impacto disso é fundamental.

Quer saber como reduzir a conta de energia em sua empresa? O que você e os demais colaboradores devem fazer? Qual o melhor caminho para adotar as medidas? Continue a leitura deste conteúdo e confira dicas para atingir este objetivo na prática.

11 dicas práticas para reduzir a conta de energia em sua empresa

Encontrar maneiras de como reduzir a conta de energia na empresa significa também a otimização de investimentos. Ao mesmo tempo, permitir o aperfeiçoamento em outras áreas. Por isso, separamos algumas dicas para alcançar essa diminuição, variando entre algumas mais simples até as que exigem maior planejamento.

1. Troca de lâmpadas

Uma medida simples que pode ser tomada logo de cara é a troca de lâmpadas, pois não exige grandes investimentos e traz resultados práticos. Ainda assim, antes de qualquer mudança, faça um estudo sobre como os processos devem ser feitos na empresa.

Hoje, há modelos de lâmpadas de LED considerados mais econômicos e eficientes em comparação a outros. A redução de valores pode chegar a até 80% se a substituição for realizada de maneira correta e conforme o planejado.

Isso significa que não basta sair trocando as lâmpadas da empresa antes de checar sua viabilidade. Nada vai adiantar se, por exemplo, você instalar luzes de LED, mas aumentar o número de pontos de luz – os gastos vão ser os mesmos ou até maiores.

2. Conscientização de colaboradores

Se apenas um dos setores da empresa ou apenas alguns profissionais estiverem focados em reduzir custos com luz, não vai dar certo. É fundamental que todos tenham maior conhecimento dessa situação e estejam em busca do mesmo objetivo.

Conscientizar o colaborador passa por fazer com que ele entenda que a diminuição nas contas é capaz de trazer outras melhorias. Desse modo, a empresa deve mostrar, de modo explicativo, de que forma benefícios assim podem impactar positivamente nos negócios.

O grande desafio é adotar estratégias para transmitir a necessidade de redução de gastos para os colaboradores. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de:

  • Campanhas de endomarketing;
  • Reuniões periódicas;
  • Definição de metas para redução;
  • Premiações para quem diminuir o consumo de energia.

Faça com que os colaboradores entendam que atitudes simples ajudam a solucionar o problema. Não deixar as luzes acesas enquanto não estiver no ambiente, por exemplo, e também lembrar de sempre desligar o computador antes de ir embora para casa.

3. Melhorias no ambiente de trabalho

Uma dica simples, mas que traz efeitos práticos e de maneira imediata. Utilizar melhor a iluminação natural é uma alternativa para melhorar a claridade no ambiente de trabalho. Isso deve ser feito ao abrir as cortinas e janelas, bem como usar portas de vidro.

Ao mesmo tempo, uma outra estratégia importante de melhorias envolve a pintura do lugar. Aposte em cores mais claras, como branco, creme e até mesmo azul e verde. O ideal é sempre optar por tons que sejam leves e tragam esse equilíbrio ao local.

Por meio disso, você consegue iluminar o ambiente de trabalho de maneira adequada sem a necessidade de ter muitas lâmpadas. A maior parte do dia não será necessário apertar o interruptor para acender as luzes, pois a iluminação natural vai dar conta.

4. Análise das faturas

Entender como está sendo o gasto de energia dentro da empresa é essencial para traçar estratégias do que precisa mudar. Isso passa por fazer uma análise das contas, o que pode acontecer internamente ou com auxílio de uma empresa especializada.

A auditoria é muito importante ao identificar pontos de atenção sobre o consumo. Assim, dá para compreender quais os fatores que estão trazendo maior impacto de custos, os gargalos do consumo, bem como definir um parâmetro do que tem que mudar.

Análise das faturas permite estratégias mais assertivas
Análise das faturas possibilita corrigir o que está errado e aperfeiçoar o certo no consumo de energia.

Entretanto, para que o processo funcione da maneira correta, a empresa precisa ter um histórico detalhado do consumo em meses anteriores. Dessa forma, existe a possibilidade de traçar um paralelo entre os períodos, garantindo maior assertividade às ações.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) tem uma resolução que resguarda o consumidor em casos do gênero –  1000/2021.  

5. Gestão energética

Ter uma gestão energética consiste em um conjunto de propostas e ações para ajudar a reduzir a conta de energia. Depois de levantar essas propostas, você deve tomar decisões com o intuito de diminuir o consumo para ter uma conta mais barata ao fim do mês.

O processo como um todo acontece com auxílio da tecnologia. Ela se torna uma importante aliada ao trazer resultados concretos para as empresas. Tudo é feito de maneira assertiva com base em dados e informações levantadas por programas especializados.

Para que o trabalho seja executado de maneira eficiente, é fundamental contratar uma empresa referência no assunto. Desse modo, você evita transtornos e ainda encontra maneiras de ser mais competitivo ao ter como diminuir a conta de luz na empresa.

6. Energias renováveis

A consciência ambiental presente nas pessoas e nas empresas alterou as formas de consumo e isso impactou a energia. Encontrar meios de utilizar fontes renováveis é uma importante saída a fim de aliar sustentabilidade a um baixo custo nas contas.

No Brasil, muitos negócios têm apostado em painéis fotovoltaicos devido a seu caráter limpo ao obter energia e a possibilidade de economizar até 95%. Não à toa, o investimento previsto para o setor, até 2025, gira em torno de R$25,8 bilhões. 

Inicialmente, fazer a mudança para a energia solar em uma empresa pode ser vista como cara. Entretanto, o retorno financeiro a médio e longo prazo pode ser recompensador por conta da economia nos valores gastos com eletricidade ao fim do mês.

7. Fique de olho nos equipamentos

O maquinário e os equipamentos usados nas empresas são um dos principais responsáveis pelo consumo de energia. Desse modo, é um ponto que merece atenção redobrada e pode, inclusive, ajudar a reduzir custos com luz.

Faça a manutenção dos aparelhos de maneira periódica a fim de identificar qualquer tipo de problema. Sinais como superaquecimento, perda de rendimento, desgaste ou envelhecimento de peças podem indicar um consumo maior, aumentando os gastos com energia.

Corrigir essas falhas é uma ótima oportunidade de economizar com eletricidade ao fim do mês. É a mesma situação que investir em novos equipamentos, mais eficientes e modernos – eles devem conter o Selo Procel que indica sobre sua eficiência na economia de energia.

8. Modelo de trabalho híbrido

Se a sua empresa tem essa disponibilidade, por que não? O modelo de trabalho híbrido consiste em liberar o colaborador para dar expediente em casa alguns dias da semana. Isso vai ter impacto direto em relação aos custos com energia na organização.

Afinal, se menos pessoas vão para o escritório, consequentemente menos computadores vão ser ligados, menos luzes devem ser acesas e o consumo é menor. Entretanto, cada organização precisa analisar caso a caso sobre a viabilidade da estratégia.

Outro ponto sobre o trabalho híbrido é a influência no rendimento dos colaboradores. De acordo com dados da Microsoft, líderes e empresários afirmaram que a produtividade dos profissionais aumentou em 52% nessas condições. Você economiza nas contas e ganha no trabalho do dia a dia.

Colaborador trabalha em modelo híbrido para assimilar como reduzir conta de energia
Uma das alternativas para reduzir os custos com luz é adotar o modelo híbrido de trabalho.

9. Controle por telemetria 

Essa estratégia tem muito a ver com uma análise detalhada a respeito da conta de luz da empresa. O sistema por telemetria corresponde a uma tecnologia que ajuda a medir os dados de forma remota para identificar possíveis problemas e potenciais melhorias.

Quando você tem um sistema do tipo ou contrata uma empresa especializada para fazer esse serviço, é muito mais fácil de averiguar a situação do seu consumo. Ele traça uma espécie de perfil sobre a sua organização em relação à energia usada diariamente.

Isso traz uma série de vantagens, pois permite identificar gastos excessivos e possibilita ações mais assertivas. Dessa forma, vai ajudar a reduzir custos com energia, o que abre caminho para otimizar investimentos em outras frentes dentro dos negócios.

10. Adesão à tarifa branca

A tarifa branca divide o consumo de energia em três horários: de ponta, intermediário e fora de ponta. Quando o uso se dá no “fora de ponta” (22h às 17h), ele é mais barato, o que dá assim a chance de reduzir custos com luz na empresa que opta por aderir a esse modelo.

Desse modo, a principal vantagem está justamente na diminuição dos gastos com energia. Ainda permite a otimização da rede ao definir período de consumo, fornecendo uma maior organização ao maquinário, que deve ser usado em horários de tarifas menos caras.

Unidades consumidoras com média anual superior a 500 kWh têm prioridade na adesão à tarifa branca.

11. Consultoria das contas

Outra opção com o intuito de diminuir os gastos de sua empresa na conta de luz é migrar para o Mercado Livre de Energia. A mudança pode representar uma diminuição de até 30% na fatura, impactando de maneira positiva.

Assim, as empresas podem negociar livremente o fornecimento de energia, possibilitando preços mais competitivos. Além disso, dá para contratar apenas os valores que vão ser consumidos, levando à previsibilidade de custos e assertividade financeira aos negócios.

Para isso, é fundamental contratar uma comercializadora de energia que vai ter know-how ao realizar operações do tipo. Ela vai ser responsável pela consultoria das contas ao adotar importantes medidas para que tudo esteja dentro do planejado.

  • Verificar a viabilidade econômica;
  • Trâmites para registro e regularização do contrato;
  • Gerenciar todos os contratos;
  • Acompanhar a situação junto à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica);
  • Monitorar o mercado quanto a preços, ofertas e demandas;
  • Averiguar mudanças climáticas;
  • Comercialização da energia propriamente dita.

Encontrar medidas de como reduzir a conta de energia varia de acordo com os diferentes graus de complexidade das medidas. Nas de maior dificuldade, portanto, é fundamental contar com uma empresa que tenha profissionais especializados e de qualidade para execução dos serviços.

Não perca nenhuma de nossas dicas! Siga a RBE nas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Voltar