Olá. Percebemos que o seu navegador está desatualizado.
É preciso utilizar um navegador atualizado para correta experiência dentro do site. Abaixo sugestões de uso dos principais navegadores:
Google Chrome Mozilla Firefox
Hello. We noticed that your browser is out of date.
You must use an updated browser for the correct experience within the site. Below are suggestions for using the main browsers:
Google Chrome Mozilla Firefox
Hola. Notamos que su navegador está desactualizado.
Debe usar un navegador actualizado para la experiencia correcta dentro del sitio. A continuación hay sugerencias para usar los principales navegadores:
Google Chrome Mozilla Firefox

Saiba por que a RBE é a melhor opção em comercialização e gestão de energia

04/04/2022
Comercialização de Energia
Comercialização e gestão de energia podem ser feitas a partir de fontes renováveis.

Empresas devem ter uma boa gestão de energia com o objetivo de reduzir custos gerados pelo insumo e ter uma melhor otimização dos investimentos em outras áreas.

Você já recebeu a conta de luz da sua empresa e tomou um susto? Isso é muito mais comum do que se imagina, pois os gastos costumam ser altos devido à máquinas e outros equipamentos que consomem bastante. Realizar uma boa gestão de energia e eficiência energética é essencial.

Isso porque, ao conseguir, a indústria vai reduzir custos. Esse é um insumo cujo preço aumentou muito nos últimos anos. Somente em 2021, a alta acumulada na tarifa foi de quase 25%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A possibilidade de diminuir os gastos com energia abre caminho para novos investimentos dentro das empresas. O valor pode ser redirecionado para aperfeiçoamento de outras áreas, contratação de profissionais, qualificação de mão de obra, entre outros itens.

A RBE pode apoiar na gestão de energia da sua empresa e ajudar a encontrar projetos que possibilitem reduzir o consumo sem  perder a produtividade. Quer saber mais sobre ela? Entender porque ela é a melhor opção? As diferenças para os concorrentes? Continue a leitura do conteúdo que preparamos para você.

O que é gestão de energia?

A prática consiste em reduzir os custos com energia elétrica dentro de uma empresa. Geralmente, esses gastos são extremamente altos, independente do segmento em que o negócio está inserido, e pode prejudicar as operações na cadeia produtiva.

Hoje, o Brasil é o segundo país com a energia mais cara do planeta. Aparece à frente de locais mais industrializados, como Itália, Japão e Reino Unido. Segundo uma análise da Agência Internacional de Energia, apenas os alemães pagam um valor maior ao fim do mês.

  1. Alemanha;
  2. Brasil;
  3. Itália;
  4. Turquia;
  5. Singapura.

Ter uma gestão de energia significa encontrar formas de ser competitivo, pois os altos valores podem impedir que isso aconteça. Hoje, a eletricidade é responsável por 40% dos custos de produção, de acordo com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

Encontrar essa gestão passa por entender como está o consumo na organização e quais os principais pontos dele. Desse modo, definir onde dá para melhorar e as necessidades. A RBE ajuda por meio de um relacionamento próximo e garantia de resultados.

De forma adicional, certificar na ISO 50001, norma internacional para Sistemas de Gestão de Energia, é algo importante. Se a empresa atingir as especificações exigidas, é sinal de que faz uma boa gestão do consumo. Acima de tudo, mostra o uso adequado da energia no negócio.

Gestão e comercialização de energia têm como objetivo reduzir custos nas empresas.
Gestão e comercialização de energia têm como objetivo a redução de custos nas empresas.

O que é eficiência energética?

Conquistar a eficiência energética passa por um bom processo de gestão e pela obtenção de um projeto adequado. A prática significa manter o desempenho ou até melhorar resultados por meio de um consumo menor de energia. Dá a chance de aumentar a produtividade com custos mais baixos.

É possível citar algumas vantagens de alcançar essas atividades mais eficientes:

  • Redução de custos com a conta de luz;
  • Equilíbrio maior com o meio-ambiente;
  • Otimização de recursos.
  • Valorização da imagem da empresa;
  • Possibilidade de investimento em outras áreas.

.Com isso, é possível alcançar a diminuição dos valores, evitando perdas e tornando todo o processo muito mais eficiente do que antes. Isso possibilita novos investimentos.

Leia também sobre os diferentes tipos de energia e suas aplicações!

RBE é solução para gestão de energia e eficiência energética

A RBE está há mais de dez anos no mercado e conhece de energia como ninguém no ramo. Em 2015, iniciamos a comercialização no Mercado Livre de Energia, ambiente em que as empresas podem negociar o fornecimento de energia livremente.

Esse tipo de negociação possibilita preços competitivos e a contratação apenas de valores que tendem a ser consumidos. Isso leva a uma previsibilidade de custos e maior flexibilidade nas negociações. Não vale para consumidores comuns, pois segue algumas normas.

Há dois tipos de consumidores que as empresas podem se tornar ao ingressar nesse mercado: o livre ou o especial.

Consumidor Livre

Esse tipo de consumidor tem que ter uma demanda mínima contratada de 1,0. Isso, entretanto, muda a partir de janeiro de 2023, quando todos com demanda superior ou igual a 0,5 MW serão considerados consumidores livres.

A energia adquirida pode ser proveniente de diferentes lugares, como:

  • Hidrelétricas;
  • Termoelétricas;
  • Energia incentivada (eólica, solar, biomassa).

Consumidor Especial

Já o tipo especial apresenta uma demanda mínima de 0,5 megawatt. Isso vale para uma única unidade ou para uma comunhão de cargas de unidades com uma mesma raiz de CNPJ ou que estejam em áreas muito próximas.

Por outro lado, a tensão mínima de fornecimento precisa ser igual ou superior a 2,3 kV.

  • Pequenas hidrelétricas;
  • Biomassa;
  • Eólica;
  • Solar.

O Mercado Livre de Energia fomenta práticas de equilíbrio com o meio ambiente. Isso porque é o consumidor quem escolhe o tipo de fonte de energia a ser contratada, podendo optar por meios renováveis e que tragam menor impacto para a natureza.

Além disso, existem três condições para que sua empresa tenha chance de pleitear uma vaga.

  1. Valor da conta mensal superior a R$30 mil;
  2. Estar conectado à  alta tensão;
  3. Consumo de energia acima de 500 kW.

Por que escolher a RBE?

Com o know how de anos de experiência e uma equipe especializada, a RBE está pronta para ajudar sua empresa. Vamos entender melhor a situação das contas de energia da organização para garantir uma boa gestão de energia e apoiar na eficiência energética.

Isso pode ser alcançado graças a diferentes aspectos de quem é referência em comercializar energia. Nosso objetivo é garantir a eficiência dos negócios aos nossos clientes com profissionalismo e ética, proporcionando a melhor oportunidade para reduzir custos.

Além disso, a RBE apresenta diferenciais competitivos em relação ao mercado, como:

  • Gestão pensada nos objetivos dos negócios;
  • Cliente como a essência de todas as relações;
  • Experiência em atuação no ramo industrial;
  • Plataforma de gestão online;
  • Departamento de inteligência de mercado;
  • Profissionais qualificados e equipe estruturada.

Há também soluções de formas distintas que auxiliam na gestão de energia dentro das empresas. Isso vai ajudar a reduzir custos, permitindo um melhor gerenciamento dos valores da organização e investimentos em áreas que necessitam.

  1. Gestão do Mercado Livre de Energia
  2. Eficiência energética
  3. Consultoria sob demanda
  4. Gestão de Mercado Cativo
  5. Gestão de Geradores

Entregar uma excelente gestão de energia e eficiência energética ajudando a reduzir custos e aumentar a produção é o grande objetivo da RBE. Contamos com mais de 50 clientes  que atestam nossa qualidade e comprometimento em garantir a satisfação de todos os envolvidos.

Quer saber mais sobre nossas soluções? Converse com um dos especialistas RBE!

Voltar