Olá. Percebemos que o seu navegador está desatualizado.
É preciso utilizar um navegador atualizado para correta experiência dentro do site. Abaixo sugestões de uso dos principais navegadores:
Google Chrome Mozilla Firefox
Hello. We noticed that your browser is out of date.
You must use an updated browser for the correct experience within the site. Below are suggestions for using the main browsers:
Google Chrome Mozilla Firefox
Hola. Notamos que su navegador está desactualizado.
Debe usar un navegador actualizado para la experiencia correcta dentro del sitio. A continuación hay sugerencias para usar los principales navegadores:
Google Chrome Mozilla Firefox

Tipos de energia: conheça as principais e suas aplicações

06/10/2021
Sustentabilidade e Energia
Existem diferentes tipos de energia a partir de diversas fontes.

O que é energia?

Energia é a capacidade de um corpo produzir ação ou movimento, que pode ser usado para diversas finalidades, por exemplo, para o deslocamento de carros, produzir eletricidade, entre muitos outros.

Atualmente possuímos diversos tipos de energia para esse fim, são recursos naturais ou artificiais e cada uma com seu impacto no meio ambiente.

A energia pode ser classificada em duas categorias: energia renovável e energia não renovável. Confira!

O que é energia renovável e não renovável? 

As fontes de energias renováveis, como o nome já diz, são capazes de serem renovadas naturalmente, ou seja, nunca irão se esgotar. Mas esses tipos de fontes de energia podem ter um alto custo de instalação e investimento, além de que algumas podem agredir nosso ecossistema, como por exemplo, as hidrelétricas.

Já as fontes de energia não renováveis, se esgotam e se não usadas de maneira moderada, podem causar grandes impactos no meio ambiente e causar desequilíbrio no nosso ecossistema. O petróleo, carvão e gás natural são um exemplo de energia não renovável, pois um dia elas se esgotarão.

A água é um dos tipos de energia mais comuns para gerar eletricidade.
Fontes renováveis, como a água, possuem um impacto ambiental menor em comparação às não renováveis.

Quais os principais tipos de energia?

Energia hidrelétrica

Essa fonte de energia é uma das mais utilizadas no Brasil e a segunda maior no mundo. Por meio da força e movimento das águas, são enviadas por tubos conectados a turbinas para que gerem energia.

Por mais que essa fonte de energia seja considerada renovável, ela pode causar altos danos ao meio ambiente pela construção das barragens.

Energia química

Já a energia química acontece quando acontecem reações químicas para a liberação de energia. Geralmente essas reações produzem calor, um exemplo disso é a combustão.

Energia solar

A energia solar se deve através da captação de luz solar por placas, que passam por um inversor que produz a energia.

É considerada uma fonte de energia renovável pois é limpa e não afeta nosso ecossistema. Há 3 tipos de energia solar: a energia solar fotovoltaica, a energia solar térmica e a energia heliotérmica.

  • Energia solar fotovoltaica: esse sistema utiliza geradores de energia solar que são formados por painéis e inversores que convertem a luz do sol em energia elétrica;
  • Energia solar térmica: sistema utilizado para o aquecimento de líquidos através da luz solar;
  • Energia heliotérmica: já a energia heliotérmica ou energia termossolar, é a captação e armazenamento da luz solar para depois transformar em energia elétrica.

Energia eólica

Outro tipo de energia renovável é a energia eólica. Ela é capaz de captar as correntes de ar através de um aerogerador, que transforma a energia cinética em energia mecânica, que assim transforma em energia elétrica.

O sistema eólico pode ser usado de 3 maneiras:

  • Sistema Isolado: Usando somente energia eólica sem o fornecimento de energia elétrica fornecida pela distribuidora de energia.
  • Sistema Híbrido: usado simultaneamente com outro tipo de fonte de energia.
  • Sistema interligado a rede: sistemas que inserem a energia produzida por eles na rede elétrica pública. 

Energia nuclear

A energia nuclear se dá pela energia liberada de processos de liberação de núcleos atômicos, ou seja, fissão nuclear.

Esse é o tipo de energia mais polêmica pois é a que mais agride o meio ambiente pelo descarte de lixo atômico. Entretanto ela possui uma extensa reserva de energia.

A energia nuclear também pode ser considerada uma energia não renovável. O uso do urânio para geração de energia se torna mais barato que os combustíveis fósseis, mas o seu manuseio é complicado por ser uma maior ameaça aos seres humanos.

O que são combustíveis fósseis?

Os combustíveis fósseis são originados da decomposição de restos de animais e vegetais formados há milhares de anos. Atualmente 75% da demanda de energia mundial provém de combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural e carvão.

Como já dito anteriormente, é um tipo não renovável que é altamente poluente para o nosso ecossistema, ou seja, irá acabar algum dia e teremos que procurar por soluções mais limpas e renováveis.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a energia e seus principais tipos, ficou mais fácil entender qual o ideal para sua empresa.

Mas, saiba também, que pode contar com a RB|E. Nosso modelo de gestão contempla processos competitivos de compra de energia elétrica, representação na Câmara de Comercialização de Energia (CCEE), processos de migração e pré-migração e assessoria em consultoria de energia elétrica.

Na dúvida, a RB|E pode te ajudar. Entre em contato com um de nossos especialistas!

Voltar