Olá. Percebemos que o seu navegador está desatualizado.
É preciso utilizar um navegador atualizado para correta experiência dentro do site. Abaixo sugestões de uso dos principais navegadores:
Google Chrome Mozilla Firefox
Hello. We noticed that your browser is out of date.
You must use an updated browser for the correct experience within the site. Below are suggestions for using the main browsers:
Google Chrome Mozilla Firefox
Hola. Notamos que su navegador está desactualizado.
Debe usar un navegador actualizado para la experiencia correcta dentro del sitio. A continuación hay sugerencias para usar los principales navegadores:
Google Chrome Mozilla Firefox

Mercado livre de energia bate recorde de migração em 2024

03/07/2024
Mercado Livre de Energia
Parque eólico com várias turbinas de vento em um dia ensolarado, representando a geração de energia renovável e o mercado livre de energia.

Até maio, quase 9.000 novos consumidores passaram a ter a liberdade de escolher seus fornecedores de energia, alta de 21% em relação às migrações registradas em 2023.

Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), 8.936 novos consumidores deram entrada no mercado livre de energia entre janeiro e maio de 2024, um volume 21%superior ao registrado no ano passado inteiro (7.397). São indústrias e empresas, como padarias, supermercados, farmácias e escritórios, que viram no ambiente a possibilidade de ter mais eficiência no seu negócio.

Gráfico do crescimento de novos consumidores no mercado livre de energia
Novos consumidores

A alta da migração é um reflexo da flexibilização dos critérios de acesso, implementada em janeiro deste ano. A mudança permitiu a abertura do segmento livre para os demais consumidores do grupo A, ou seja, todos que estão ligados à alta tensão.

De 1996 até dezembro de 2023, a opção de comprar energia de qualquer fornecedor era restrita a grandes indústrias com consumo superior a 500 kW. Com essa nova medida, as pequenas e médias empresas que não possuem um consumo tão alto de energia, também podem se beneficiar.

No mercado livre, além de poder economizar até 30%, o consumidor tem a liberdade de escolher seu próprio fornecedor e o tipo de fonte de energia que deseja contratar, comprar eletricidade sob demanda e negociar prazos e modelos de contrato.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos, “A organização tem liderado uma verdadeira força-tarefa no setor para garantir que as migrações sigam de forma contínua, gradual e sustentável”.  Ele ressalta também que a instituição tem simplificado processos, investido em tecnologia e estimulado uma revisão das regras para tornar o mercado livre cada vez mais acessível.

A CCEE está liderando o desenvolvimento do futuro do varejo no mercado de comercialização, propondo melhorias nas regras para facilitar o cadastro e simplificar o envio de dados de medição, permitindo a migração sem novos investimentos em equipamentos. Também sugere maior automatização e agilidade nos serviços.

Mercado livre de energia atualmente

Atualmente, o mercado livre responde por cerca de 37% do consumo total de energia elétrica no Brasil, e esse percentual deve aumentar nos próximos meses. De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), aproximadamente 23,7 mil consumidores já notificaram às distribuidoras sobre a intenção de migrar para o ambiente de contratação livre ao longo de 2024.

Grafico de migrações para o mercado livre de energia em unidades consumidoras
Migrações ao mercado livre de energia

Os estados do Sul e Sudeste continuam liderando o ranking de migrações, um padrão que se mantém ao longo dos meses. Em maio, destacaram-se São Paulo (626 migrações), Rio Grande do Sul (218) e Rio de Janeiro (169). Além disso, aumentos significativos foram observados em estados do Nordeste, Norte e Centro-Oeste, mostrando que as comercializadoras também estão explorando oportunidades em regiões como Bahia, Pará, Pernambuco, Ceará, Goiás e Mato Grosso.

Mapa de migração para o mercado livre de energia por estados do Brasil
Mapa das migrações por regiões

Com a finalidade de contribuir com indicadores para o mercado, A CCEE também acompanha o avanço do ambiente livre por setores da economia. São 15 ramos de atividade monitorados e, em maio, destacam-se Serviços (456 migrações) , Comércio (419) e Manufaturados Diversos (215).

Gráfico de migrações para o ambiente livre de contratação (ACL) em 2024 por setores da economia
Avanço do ambiente livre por setores da economia

Fonte: CCEE

Leia também:

Voltar